terça-feira, 8 de junho de 2010

Bolo de mandioca com leite condensado e côco


700 gramas de mandioca crua
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 coco pequeno ralado
açucar a gosto
4 ovos


Descascar a mandioca e tirar aquele fio que fica no meio. Reservar. Bater no liqüidificador o leite condensado, ovos, leite de coco e 1 xícara (chá) de açúcar ou mais, a seu gosto. Juntar aos poucos a mandioca. Quando estiver bem moído, misturar o coco ralado com uma colher de pau. Se gostar, aumentar a quantidade de coco. Colocar para assar em um assadeira bem untado. Servir no dia seguinte, em temperatura ambiente.

Bolinhos de batata-doce com goiabada

1 quilo de batata-doce cozida e espremida ainda quente
100 gramas de manteiga sem sal derretida
1 colher de (sopa) de fermento em pó
200 gramas de goiabada derretida
3 colheres de (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
150 gramas de coco ralado
manteiga sem sal para untar
farinha de trigo para polvilhar
3 ovos batidos


Numa tigela, coloque a batata-doce espremida, o leite condensado, o açúcar, a manteiga, o coco ralado, os ovos e o fermento e misture bem. Com a manteiga, unte uma fôrma retangular e polvilhe com farinha. Coloque a mistura e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que fique sequinho. Retire do forno, deixe esfriar e corte o bolo em quadradinhos. Com um saco de confeitar ou com um garfo, decore a superfície com a goiabada derretida.

Cuscuz de Tapioca


500 gramas de tapioca
200 gramas de coco ralado fino
1 lata de leite condensado
1 pitada de sal


Misture todos os ingredientes e coloque em forma de buraco no ½ ou forminhas individuais. Deixe a tapioca ficar bem hidratada (cerca de duas horas). Desenforme e sirva decorado com tirinhas de coco.

Delicia de abacaxi


1 abacaxi picado sem o talo
1 (sopa) de manteiga
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 ovos


Ferver o abacaxi picado em 3 xícaras de água com 3 colheres de açúcar e deixar escorrer até soltar toda a água. Reservar. Em uma panela, misturar o leite condensado, a manteiga e as gemas. Levar ao fogo até engrossar. Reservar. Em um refratário, despejar a lata de creme de leite, por cima distribuir o abacaxi já escorrido e por cima o creme da panela. Bater as claras em neve, com 3 colheres (sopa) de açúcar e colocar por cima. Levar ao forno apenas para gratinar. Servir gelado.

Cocada de leite condensado


1 lata de leite condensado
4 copos de açúcar
1 coco ralado


Juntar todos os ingredientes e levar ao fogo até dar ponto de cortar. Ao retirar do fogo bater bastante. Despejar sobre o mármore untado e cortar em pedacinhos.

Caranguejos recheados


Alguns caranguejos
miolo de pão fervido no leite
farinha de trigo
farinha de rosca
queijo ralado
limão
água
pimenta
sal
manteiga
cebola
tomates
louro
alho
4 gemas
alface


Limpar os caranguejos e cozinhar. Tirar a carne do peito e das pernas, guardando a água que elas contém. Fazer um molho com limão, água, pimenta e sal e colocar as carnes durante 1 hora. Fazer um refogado com manteiga, cebola, tomate, pimenta, alho e juntar as carnes dos caranguejos misturadas e um pouco de miolo de pão embebido em leite. Adicionar mais um pouco de leite, a água das cascas que foi reservada, temperar com sal e deixar ferver. Engrossar com um pouco de farinha e quando a massa estiver bem cozida, juntar 4 gemas. Tornar a levar ao fogo. Encher com esta massa a casca dos caranguejos que foram muito bem lavadas. Pincelar com gemas, polvilhar com farinha de rosca e queijo ralado e levar ao forno. Esta mesma receita pode ser feita com SIRIS.

Carne-de-sol desfiada com farofa de cuscuz e mandioca frita


600 gramas de carne-de-sol dessalgada cozida e desfiada
1 xícara de (chá) de manteiga de garrafa
½ cebola em rodelas finas
coentro a gosto

Farofa de cuscuz:
250 gramas de farinha de milho para cuscuz
250 gramas de feijão-de-corda verde cozido
2 colheres de (sopa) de coentro picado
1 tomate sem sementes picado
1 colher de (sopa) de banha
200 gramas de bacon picado
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
240 ml de leite
sal a gosto

Mandioca frita:
500 gramas de mandioca
1 tablete de caldo de galinha
1 dente de alho
óleo para fritar
½ cebola


Numa panela, aqueça a manteiga e junte a carne e a cebola. Frite por 3 minutos, adicione o coentro e misture. Retire do fogo e sirva com farofa de cuscuz e mandioca frita. Farofa de cuscuz: umedeça a farinha de milho com o leite, peneire e prepare o cuscuz numa cuscuzeira. Leve ao fogo uma panela com a banha, junte o bacon e frite. Acrescente o alho e deixe dourar. Junte a cebola, o tomate e o feijão e deixe refogar. Desmanche o cuscuz, junte-o ao refogado de feijão e misture bem. Adicione o coentro, acerte o sal. Mandioca frita: descasque a mandioca e cozinhe numa panela com a cebola, o alho e o tablete de caldo de galinha, até ficar macia. Em seguida, corte-a em tiras grossas. Numa panela, aqueça bem o óleo e frite a mandioca. Retire do fogo e sirva.

Caruru


Descasque, limpe e deixe de molho de um dia para o outro, 1 quilo de camarão seco

Moa-os num moedor e guarde-os na geladeira. Deve render três xícaras mais ou menos. camarão fresco cozido pode ser usado, mas não precisa ficar de molho.

Remova a casca vermelha de ½ quilo de amendoim

Torre ligeiramente no forno. Moa os amendoins. Deve render pelo menos duas xícaras. Deixe de lado para usar depois.

Misture numa tigela grande:
2 colheres de sopa de coentro fresco picadinho
1 cebola media descascada e cortada
½ pimentão médio picado
2 dentes de alho socados
4 tomates médios picados
2 colheres de sopa de azeite

Misture os temperos acima com:
O camarão moído
Os amendoins moídos
3 xícaras de água
½ quilo de quiabo picado ou cortado em rodelas

Quando o quiabo estiver macio, junte um quilo de camarão limpo e descascado. Cozinhe os camarões ate ficarem rosados.

Coloque 2 ou mais colheres de sopa de azeite de dendê.

NOTA: Usando os temperos básicos do caruru (sem os quiabos), você pode fazer também XINXIM DE GALINHA (acrescentando 2 galinhas gordas).

Buchada de Bode


As vísceras do bode são lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas durante horas no próprio bucho (estômago) do animal. Típico do Rio Grande do Norte.

1 buchada grande
½ xícara de azeite de boa qualidade ou 200 gramas de toucinho cortado em cubinhos bem pequenos
3 colheres de (sopa) de vinagre ou suco de limão
1 colher de (sopa) de tempero seco
2 colheres de (sopa) de colorau
8 dentes de alho amassados
2 colheres de (sopa) de sal
1 molho de coentro
2 cebolas grandes
2 pimentões grandes
6 limões grandes


Antes de colocar os temperos, deve-se lavar bem a buchada em água corrente, em seguida, colocar o suco de limão, misturar bem e levar ao fogo para escaldar um pouco, não deixar cozinhar de mais para não endurecer o saquinho, depois da fervura retire do fogo, limpe bem raspando com uma faca. Retirar alguns resíduos restantes e a pele da língua, quando terminar, corte bem picadinho e então coloque todos os temperos. Ponha em uma bacia grande e jogue as vísceras misturando bem, deixar tomar os temperos por algumas horas. Depois costure o saquinho até a metade, deixando uma abertura para encher, quando terminar de encher feche-o costurando com uma agulha e linha, estando os saquinhos todos prontos, leve-os ao fogo em uma panela grande com água, o suficiente para cozinhar, não esquecendo de colocar o mocotó e o restante de algumas vísceras que por ventura tenham ficado. Porções: 6 a 8