quarta-feira, 14 de abril de 2010

Bala de Banana


2 quilos de banana nanica ou comprida, sem casca
açúcar cristal para polvilhar
4 xícaras de (chá) de açúcar
1 copo de água


Corte as bananas em pedaços pequenos e coloque-os numa panela de fundo grosso. Acrescente a água e leve para cozinhar até obter uma cor caramelada. Adicione o açúcar e cozinhe, mexendo sempre, até o ponto de corte. Despeje em superfície lisa, polvilhada com açúcar. Espiche com um rolo de macarrão e corte em quadrados.

domingo, 11 de abril de 2010

Bolo de rolo


Massa:
1 (chá) de fermento em pó
200 gramas de margarina ou manteiga em temperatura ambiente
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de açúcar
6 claras em neve
6 gemas

Recheio:
½ (chá) de água
500 gramas de goiabada

Montagem:
formas retangulares untadas com margarina e enfarinhadas de 30 cm x 40 cm
Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Massa
Recheio



Massa:
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até formar um creme. Colocar as gemas e continuar batendo até ficar cremoso. Juntar a farinha de trigo, o fermento em pó e misturar. Por último, às claras em neve.

Recheio:
Levar ao fogo a goiabada com a água e deixar amolecer. Em seguida, passar por uma peneira.

Montagem:
Colocar 5 colheres (sopa) de massa para assar cada bolo. Levar ao forno preaquecido a 180ºC por 5 minutos aproximadamente. Pressionar levemente com os dedos para verificar a textura. Retirar, colocar a forma sobre um pano úmido ou sobre o mármore, passar o recheio e enrolar. Assar o segundo bolo, passar o recheio e enrolar com o primeiro bolo. Fazer o mesmo procedimento com os 5 bolos. Polvilhar com açúcar de confeiteiro.

Bolo Pé-de-Moleque


Receita tradicional deste bolo muito apreciado no nordeste, especialmente em Pernambuco, Paraiba e Rio Grande do Norte

3 xícaras de (chá) de castanha de caju torrada e triturada
1 quilo de massa de mandioca úmida e peneirada
500 gramas de rapadura escura em pedaços
½ colher de (sopa) de erva-doce triturada
2 xícaras de (chá) de leite de coco
½ colher de (sopa) de café solúvel
½ colher de (sopa) de canela em pó
½ colher de (sopa) de cravo triturado
½ xícara de (chá) de manteiga
2 e ½ xícaras de (chá) de água
½ colher de (chá) de sal
4 ovos


Bata no liquidificador a rapadura com a água até dissolver. Leve ao fogo até ferver, desligue e acrescente a manteiga, a erva-doce, o cravo, a canela e o café. Misture bem, deixe esfriar e reserve. Bata os ovos e o sal até espumar. Com a batedeira desligada, coloque a massa de mandioca e misture com uma colher de pau. Com a batedeira ligada, junte aos poucos o leite de coco, até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a rapadura já fria. Misture bem. Volte à batedeira, em velocidade baixa, e acrescente a castanha triturada. Bata até obter uma mistura homogênea. Aqueça o forno em temperatura média. Unte a fôrma com manteiga e, se desejar, coloque um pouco de leite de coco nos lados da fôrma, sobre a manteiga. Ponha a massa. Leve ao forno médio, por 1 hora e 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia quase limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e decore com as castanhas.

Bolo de Canela


2 (sopa) de canela em pó
1 (chá) de fermento em pó
1 e ½ (chá) de suco de laranja
1 e ½ (chá) de açúcar mascavo
2 de farinha de trigo
½ (chá) de óleo
½ (chá) de mel
4 ovos


Colocar na batedeira o açúcar, as gemas e o óleo. Bater por 15 minutos até obter um creme bem homogêneo. Adicionar o mel e bater por mais 5 minutos. Em seguida, juntar a farinha de trigo peneirada, a canela e bater muito bem, adicionando o suco de laranja, aos poucos. Assim que a massa estiver bem lisa e levantando bolhas, adicionar o fermento e misturar. Por último, incorporar as claras em neve e mexer delicadamente. Colocar em uma forma de anel untada e polvilhada com canela em pó. Levar o bolo para assar em forno médio preaquecido por 40 minutos, ou até que enfiando um palito ele saia limpo.

Bolo de Fubá


1 (chá) de fermento em pó
1 e 1/3 de farinha de trigo
1/3 de manteiga
2/3 de fubá fino
2/3 de leite
1/3 de mel
2 ovos ligeiramente batidos


Misturar a farinha de trigo com o fermento em pó. Reservar. À parte, colocar em uma vasilha o fubá e vá juntando o leite, o mel, os ovos e a manteiga e bater bem. Acrescentar a mistura de farinha de trigo com a de fubá e misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada, em forno quente, por 30 minutos.

Baba de Moça Tropical


½ (chá) de raspas da casca de limão
1 lata de leite condensado
1 vidro (200 ml) de leite de coco
3 gemas


Em uma panela média misturar bem o Leite condensado, o leite de coco e as gemas e levar ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos de cozimento). Retirar do fogo, deixar esfriar, misturar as raspas e colocar em uma compoteira.

Baião-de-Dois


2 xícaras de (chá) de arroz
½ xícara de (chá) de manteiga de garrafa
2 xícaras de (chá) de feijão de corda
200 gramas de queijo de coalho
1 pimenta de cheiro amarela
1 pimentão verde picadinho
1 cebola grande picada
4 dentes de alho picados
Salsinha picadinha
Coentro picadinho


Cozinhe o feijão somente na água e sal. Cozinhe o arroz normalmente, de forma que fique branco e soltinho. Aqueça uma frigideira grande e coloque a manteiga. Frite o pimentão, a cebola e por último o alho. Coloque o cheiro verde e em seguida o feijão sem o caldo. Deixe refogar um pouco. Acrescente o arroz, misture bem e adicione 2 conchas do caldo do feijão. Rale aproximadamente meia xícara do queijo e o restante, corte em lascas e acrescente à mistura na frigideira. Vá misturando tudo delicadamente de modo que os ingredientes se incorporem e fique bem úmido. Sirva em uma travessa de barro, salpique com cheiro verde e o queijo que você ralou. Sirva em seguida com paçoca ou carne de sol.

Bobó de Camarão


Para fazer o primeiro refogado, misture numa panela:

4 macaxeiras, cerca de 1 e ½ quilos (na Bahia, aipim)
1 colher de (sopa) de extrato de tomate
água que cubra a macaxeira
½ pimentão picado
½ xícara de óleo vegetal
4 tomates picados
½ colher de (chá) de sal
1 cebola picada


Ferva estes ingredientes por meia hora ou ate a macaxeira amaciar. Bata tudo num liquidificador. Deixe de lado. Faça 1 e ½ xícara de leite de coco (½ coco e ½ água). Cozinhe 2 quilos de camarão fresco com as cascas (receita do camarão ao alho). Escorra o liquido que formar na panela e junte-o a mandioca. Quando o camarão esfriar, descasque-o guardando as cabeças. Remova a parte escura de dentro das cabeças. Coloque as cabeças no liquidificador com 1 e ½ xícara de água. Bata durante 30 segundos. Coe o caldo para dentro do purê de mandioca e jogue fora o resto das cabeças.

Faca o segundo refogado com os seguintes ingredientes:


4 xícaras de água
4 tomates picados
1 dente de alho picado
8 galhos de coentro fresco
1 cebola media partida
½ xícara de azeite
½ pimentão picado
½ colher de (chá) de pimenta
3 cebolinhas picadas
2 colheres de sopa de azeite de dendê


Ferva estes ingredientes por ½ hora. Quando amornar coloque no liquidificador e bata bem.

Misture numa panela grande o primeiro refogado com o purê de macaxeiras, o leite de coco, o camarão, o segundo refogado. Esquente sobre fogo bem baixo e não ferva. Sirva o Bobo de camarão com Arroz Branco.